Documentos

Carta do FBOMS pedindo maior clareza dos mecanismos de transparência e controle em projetos de MDL (06/2005)


Brasília, 22 de junho de 2005

Exmo. Sr.
Ministro Eduardo Campos - Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT)
Presidente da Comissão Interministerial de Mudança Global de Clima (CIMGC)
eferreira@mct.gov.br

Exma. Sra.
Ministra Marina Silva - Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Vice-Presidente da Comissão Interministerial de Mudança Global de Clima (CIMGC)
marina.silva@mma.gov.br

Exmo. Sr.
Claudio Langone - Secretário-Executivo Ministério do Meio Ambiente (MMA)
claudio.langone@mma.gov.br

Exma. Sra. Ministra,
Exmo. Sr. Ministro;


A Resolução nº 001 da Comissão Interministerial de Mudança Global de Clima (CIMGC) define que cópias dos convites de comentários dos proponentes de projetos de MDL devem ser enviadas a agentes envolvidos e afetados pelas atividades de projeto de acordo com o alínea b do parágrafo 37 do Anexo I referido no Art. 1º, identificando como um dos destinatários o Fórum Brasileiro de ONG's e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS).

Ressaltamos o nosso apoio a mecanismos de transparência do processo de análise e aprovação de projetos para o MDL. Por isso, entendemos que são importantes procedimentos e adequadas condições de consulta junto a diversos setores da sociedade, seja por iniciativa dos proponentes de projetos de MDL ou pela Autoridade Nacional Designada (nesse caso, a Comissão Interministerial de Mudança de Clima). Consultas e procedimentos, em condições apropriadas, podem ajudar a melhorar a qualidade e sustentabilidade de projetos e por conseguinte colaborar com a implementação do regime internacional de mudança de clima.


Solicitamos, através desta, esclarecimento da Comissão Interministerial para informar como a Comissão considerara e incorporara os eventuais comentários que entidades do FBOMS possam fazer sobre propostas de projetos de MDL, e sobra a forma pela qual estes comentários serão incorporados ao processo decisório sobre os projetos.

Gostaríamos de informar que temos recebido vários pedidos de comentários, como já informado em reunião no dia 30 de março do presente ano com o Dr Jose Domingos Miguez, mas que não emitimos comentários pela falta de clareza de como os mesmos serão considerados pela Comissão, por um lado, e pela necessidade de fortalecer a capacidade de análise das ONGs para um número crescente de propostas, ainda mais com o Protocolo de Quioto em vigor.

O FBOMS reitera à Comissão que a ausência de comentários de entidades do
FBOMS não pode nem deve, de nenhuma maneira, ser interpretada como um "Nada contra o projeto". Assim, gostaríamos de destacar que a avaliação técnica do material enviado é do nosso interesse, mas que uma falta de análise mais detalhada do projeto, no prazo estipulado de 30 (trinta) dias, não significa a nossa aprovação do mesmo.

Salientamos, ainda, que é importante manter os mecanismos de transparência e controle de projetos do MDL, em todas as suas etapas, de apresentação para aprovação na CIMC, na sua implementação e verificação periódica dos seus resultados.


Atenciosamente.


Temístocles Marcelos Neto. Secretário-Executivo - FBOMS

Dr. Rubens Harry Born. Coordenador Executivo - Instituto Vitae Civilis/Coordenação do GT Clima do FBOMS)