Documentos

Propostas para a sustentabilidade (2002)


Para o melhor equacionamento de políticas e ações locais e nacionais associadas ao regime de mudanças climáticas seguem as seguintes proposições:

" Fazer uso do tema das mudanças climáticas, associado à conjuntura atual de crise energética, da discussão da privatização da água e a adoção de padrões de produção e consumo sustentáveis.

" Apoiar o fortalecimento do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

" Rever a programação do aumento da participação dos combustíveis fósseis na matriz energética brasileira.

" Capacitar gestores nos âmbitos regional e local e estimular a criação de foros regionais de mudanças climáticas.

" Tornar público a Comunicação Nacional (documento que cada país obriga-se a fazer, nos termos da Convenção, indicando as medidas e políticas existentes e necessárias para o atendimento dos objetivos do acordo).

" Elaborar inventários estaduais e municipais como um instrumento de planejamento.

" Introduzir, no processo do licenciamento ambiental, a solicitação de dados sobre a emissão de gases do efeito estufa, tornando-se uma notificação compulsória.

" Adequar e, quando for o caso, formular políticas públicas setoriais (energia, transporte, uso de solo, água e florestas).

" Inserir a questão de florestas e outros biomas brasileiros (cerrado, caatinga, pantanal mato-grossense etc.) no plano de negociação da delegação brasileira no âmbito do regime internacional de mudanças climáticas.

" Restringir a aprovação de projetos de MDL de (aflorestamento ou reflorestamento) a projetos que propiciem a recriação de ecossistemas com suas funções ambientais e espécies nativas

" Monitorar em escala nacional o cumprimento do Código Florestal.

" Incorporar a questão do clima no debate da mudança do Código Florestal e sua implementação.

" Estabelecer parâmetros de compensação ambiental, nos licenciamentos de atividades geradoras de GEE.

" Criar sinergia entre o regime de Mudanças Climáticas e os demais regimes internacionais sobre meio ambiente tais como: Desertificação, Florestas, Diversidade Biológica, Recursos Hídricos, Camada de Ozônio e Direito do Mar.

" Reformular o sistema fiscal e orçamentário, de maneira a direcionar investimentos e, eventualmente, subsídios, para processos produtivos que não produzam poluição ou que tenham política clara de mitigação dos impactos poluentes de sua produção e ainda, que contribuam para os esforços de desenvolvimento local e geração de emprego.


de: Fórum Brasileiro de ONGS e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento "Brasil 2002: a sustentabilidade que queremos", agosto de 2002.

Ver documento na íntegra (pdf)