seta FBOMS recolhe 4 mil assinaturas para petição por uma Política Nacional de Mudanças Climáticas
 
Brasília, 11 de julho de 2007.


A adoção de medidas e estratégias para prevenir ou minimizar causas associadas à emissão de gases de efeito estufa e para lidar com os impactos do aquecimento global é a mensagem da “Petição da Sociedade Brasileira por uma Política Nacional de Mudanças Climáticas” divulgada pelo FBOMS no sábado, dia 7 de julho, durante o show Live Earth no Rio de Janeiro.


A partir do meio-dia do sábado, mesmo antes do show começar e com ajuda de voluntários, o FBOMS conseguiu recolher cerca de 4 mil assinaturas para a petição, que pede a elaboração e execução de uma Política Nacional de Mudanças Climáticas em todos os níveis do Estado brasileiro. “A petição solicita que esta política obedeça a Convenção Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima, da qual o Brasil é signatário, para que o país possa contribuir e reduzir as emissões de gases de efeito estufa” explica Temístocles Marcelos, secretário-executivo do FBOMS. A petição está disponível para assinaturas no site do FBOMS (www.fboms.org.br) e será entregue antes da próxima Conferência das Partes da Convenção de Clima em dezembro para o Presidente Lula.


Considerando que, no Brasil, o desmatamento é a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa e que há uma tendência do uso crescente de combustíveis fósseis como carvão, gás e petróleo, a petição solicita do Governo Federal compromissos com a redução imediata do desmatamento na Amazônia, no Cerrado e nos demais biomas brasileiros; investimentos efetivos em energias renováveis não convencionais; priorização da eficiência energética; a repotenciação das atuais usinas hidrelétricas; investimentos em sistemas de transporte coletivo público; campanhas permanentes de educação e formação para a sustentabilidade; assim como a adoção de medidas de adaptação. Adilson Viera, da coordenação do FBOMS e do Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas/FBOMS complementa: “Também pedimos a democratização dos espaços de tomada de decisão política, especialmente do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que até hoje não nomeou um representante da sociedade para este Conselho”.


O show Live Earth foi realizado no sábado em 8 cidades do mundo, durante 24 horas, com o objetivo de alertar sobre as causas e impactos do aquecimento global, e propor soluções que cada cidadão e cidadã possa adotar no seu dia-dia. No Brasil o show na praia de Copacabana atraiu mais de 400.000 pessoas e teve a participação de Pharrell Williams, Lenny Kravitz, Macy Gray, Xuxa, o Rappa, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Jota Quest, Vanessa da Matta e Mv Bill. www.liveearth.org


Contatos:


Esther Neuhaus – Gerente-Executiva do FBOMS. coordenacao@fboms.org.br -

Temístocles Marcelos – Secretário-Executivo do FBOMS. temistocles@cut.org.br

Adilson Vieira – Coordenador do GT Clima/FBOMS. adilsonv@vivax.org.br


FBOMS - Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

SCS, Quadra 08, Bloco B-50, Edifício Venâncio 2000, Sala 105

CEP 70333-900, Brasília, DF - Brasil

Fone: (61) 3033.5535 ou 3033.5545

www.fboms.org.br