-----///// FBOMS /////-----

 
  História

 
  Missão

 
  Membros

 
  Instâncias

Brasil, 20/3/2013

 
 
 
  HOME >> Atuação Internacional >> Fórum Social Mundial
Relatórios do GT Sustentabilidade e Meio Ambiente

Selecione abaixo o relatório que deseja visualizar:


Relatório da Reunião do GT Meio Ambiente e Sustentabilidade do CO FSM 2005
Data:
15/06/2004
Local: São Paulo

1- Histórico
2- Informes de POA, propostas de trabalho do GT e desafios
3- Encaminhamentos e cronograma (atividades e reuniões)
 

Histórico

Foi apresentado um breve histórico sobre a inserção das questões ambientais no Fórum Social Mundial. Em 2002, na época da reunião de Johanesburgo essas questões não conseguiam se inserir como prioridades na agenda global por falta de peso político e número de pessoas envolvidas no tema. Após esse encontro, foi proposto ao Conselho Internacional do FSM a incorporação dessas discussões (que sempre estiveram mais presentes no Fórum Social Europeu do que no Mundial). Como resultado, em 2003 foi organizado um painel com o título "Para além de Johanesburgo: propriedade, controle e gestão da biodiversidade, água e energia", dentro do eixo 1 ("Desenvolvimento Democrático e Sustentável"). Entretanto, apenas um dos sete painelistas havia estado no encontro na África do Sul, o que dificultou o fortalecimento da discussão.
No FSM 2004, em Mumbai, a discussão esteve ainda menos presente pois deu lugar ao debate de questões mais locais (sistema de castas, etc). A entidade Greenpeace colheu amostras do ar do local onde foi realizado o FSM 2004 (concluindo que havia 30% de amianto) e apresentou os resultados na reunião do CI, realizada em abril deste ano, em Passignano, Itália, um dos fatores que contribuiu para que o tema de meio ambiente e sustentabilidade passasse a ter mais presença no âmbito do Fórum Social Mundial.

Informes de POA, propostas de trabalho do GT e desafios

Na reunião realizada em Porto Alegre (21 a 23/maio), o GT de Meio Ambiente e Sustentabilidade foi consolidado e o grupo elaborou um primeiro cronograma de como os projetos do grupo de trabalho poderiam avançar.

Uma das iniciativas do grupo é a proposta Lixo Zero, baseada em experiências do Acampamento da Juventude e da entidade Amigos da Terra em fóruns anteriores. Observou-se que, durante o evento, o volume de lixo produzido é enorme e é produto dos próprios participantes (papéis para divulgar atividades, por exemplo) e na Índia essa quantidade foi 3 vezes maior que o esperado.

Além desse desafio mais "prático", outros desafios levantados foram:

  1. Transversalidade: como introduzir uma questão ampla, que é a sustentabilidade e questões ambientais de forma geral no Fórum Social Mundial, não como um tema separado, mas relacionado a outros debates, ou seja, como transformar essa temática de forma que seja entendida pelos outros movimentos sociais e, assim se possa conectar as agendas. Foi considerada a possibilidade de uma pessoa desse GT participar do GT de Metodologia do CI para tentar conectar essas propostas no período de aglutinação das atividades.

  2. Trabalhar essa idéia nos espaços físicos das atividades; levantou-se que talvez seja necessário criar um sub-grupo (um GT dentro do GT de Meio Ambiente e Sustentabilidade) especificamente para implementar a sustentabilidade na gestão dos espaços.

Encaminhamentos e cronograma (atividades e reuniões)

 

  •  Elaboração de uma proposta de nota conceitual que deverá ser enviada na lista do GT de Meio Ambiente e Sustentabilidade ( gt-sustentabilidade-fsm2005@listas.rits.org.br  ) até dia 22/junho, 3ª feira. Temístocles e Esther (FBOMS) ficaram responsáveis por essa tarefa.

  • Após as contribuições do grupo, uma proposta final de nota conceitual e de orçamento deverão ser apresentadas até dia 30/junho.

  • Levantamento de todos os endereços de e-mail (com nomes de entidades e dos representantes) que devem constar na lista desse GT. Esther (FBOMS) ficou de fazer o levantamento e enviar à Ana Roberta (escritório FSM -SP) para que sejam incluídos ou excluídos da lista.

  • As notas conceituais dos outros GTs, quando prontas, deverão ser enviadas à lista do GT de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ana Roberta ficou como responsável pela tarefa.

A definir:

  • se haverá uma pessoa especificamente para coordenar o trabalho referente ao Lixo Zero

  • se um representante das entidades desse GT fará parte do GT de Economia Solidária. O mesmo vale em relação ao GT de Cultura.

Próxima reunião GT de Meio Ambiente e Sustentabilidade: 30/junho, das 10:00h às 12:00h.

Estiveram presentes:

Esther Neuhaus (FBOMS), Ludmila Caminha Barros (WWF Brasil), Marcelo Furtado (Greenpeace BRASIL), Rubens Harry Born (Vitae Civilis Instituto), Temístocles Marcelos (FBOMS), Ana Roberta Alcântara (Escritório da Secretaria do FSM).

voltar ao topo
 


Relatório da Reunião do GT Meio Ambiente e Sustentabilidade do CO FSM 2005
Data:
dia 17/09, 11-18hs
Local: Sede do Amigos da Terra, Porto Alegre
Participantes: Ver lista no final.

1 - Informes:

 

Avaliação do funcionamento do GT - Existe alguma falta de comunicação entre integrantes do GT que estão presentes nas reuniões do COB em São Paulo e dos que estão em Porto Alegre. Foi criado um grupo de facilitação: Luciana (Amigos da Terra) e Esther (FBOMS), junto com Ana Roberta do escritório do FSM de São Paulo, que vão trocar informação diretamente. Além disso existe a lista eletrônica a qual acessam todos os membros do GT.

 

Escritório de POA: Luciano fez uma apresentação dos espaços disponíveis e planejados para realização das atividades. É urgente a aprovação do projeto do FSM e do orçamento para viabilizar as obras.r>
Acampamento: Potira informa que o Acampamento vai trabalhar com composteira, separação do lixo, galpão de reciclagem e aproveitamento da água dos chuveiros.

 

Elisangela relata que muitos hotéis em Porto Alegre já estão fechados e que é muito difícil encontrar vagas, além do que muito hotéis só querem fechar pacote por 5 dias consecutivos no período do evento.

 

Informes do COB: Esther informa que o COB divulgou nota que informa sobre a situação dos hotéis em Porto Alegre. É importante atualizar esta informação porque muitas entidades estão preocupadas com a possibilidade de não encontrar vagas no período do evento.
O COB junto com as Comissões de Metodologia, Conteúdo e Temáticas do CI definiu a metodologia e nomenclatura dos 11 espaços temáticos do FSM, em reunião no final de agosto. A ficha de inscrição está pronta e permitirá às entidades que inscrevem atividades a descobrir quais outras entidades querem trabalhar com temas iguais ou parecidas. Com relação aos temas terá um campo aberto para colocar palavras-chave e uma sugestão de palavras em cada estação. A inscrição deve ser aberta na semana que vem. O CB também discute a mobilização nacional e internacional, não só para o evento V FSM, mas para todo o processo, com vistas ao enraizamento do processo FSM (fóruns temáticos e regionais).
Outro informe é com relação à pauta da próxima reunião do COB do dia 21 de setembro que discutirá a política de captação de recursos para projeto do FSM - se for possível ter uma posição do GT como encaminhamento da reunião de hoje.

 

2 - Lixo Zero:

A Lúcia informa que nas últimas edições do FSM, a panfletagem anunciando eventos devido à falta de programação impressa criou grandes quantidades de lixo nos primeiros dias do evento. O GT Sustentabilidade e Meio Ambiente insiste para que a programação definitiva seja concluída e divulgada com antecedência para evitar a panfletagem intensa nos primeiros dias do FSM.

Foi feita solicitação ao DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) para informar sobre situação atual, capacidade máxima com a qual pode trabalhar, levando em consideração que no V FSM terá estimativa de 180.000 delegados. A estrutura atual não comporta este fluxo de pessoas e resíduos, portanto grande preocupação do GT.

Esteve presente na reunião a Karina Signore do Fórum Municipal de Lixo e Cidadania que pretende também fazer campanha de sensibilização e treinamento dos catadores e pode casar com a proposta de Lixo Zero.

Forma de trabalho da campanha (existem 2 maneiras):

  1. Na maior parte dos espaços trabalhar com 2 formas: Separar lixo seco (reciclável) e orgânico junto com rejeito.
     

  2. Onde tem controle maior: terá separação do orgânico, rejeito e lixo seco (dependendo da resposta e disponibilidade do DMLU)Estratégias: Conscientização - coleta material - transporte - destino/triagem - processamento. A questão das pilhas baterias será analisada pelo GT tendo um depósito, pode-se pensar em criar um fato político denunciando a falta de destino adequado, chamando os produtores se ninguém se responsabilizar pela coleta. A área de recolher é diferente dos outros resíduos. Foi solicitada reunião com DMLU após a reunião do Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, dia 22 de setembro. Indicativa de data após o dia 22/09.
     

  3. Demandas para os outros GTs/escritórios FSM/transversalidade:

    GT Comunicação: No Site, boletins e outros informativos colocar dicas de consumo sustentável, de economizar energia e de reduzir o lixo. Não deve ser apenas como campanha pontual, mas como algo permanente. Precisa-se pensar em formas de divulgação de campanhas e de coleta e destino adequado dos resíduos, com especial atenção para as pilhas e baterias.

    GT Economia Solidária: Indicativas de próximas reuniões para ver a questão dos produtos e serviços que vão ser oferecidos aos delegados (bolsas, alimentação com materiais sustentáveis).
     

  4. Nomenclatura das estações:

    Foi feita uma avaliação dos nomes dados à estações e às palavras-chave na estação 1, com a qual os GT Sustentabilidade se identifica. A opinião geral é que a escolha do nome da estação não é muito feliz é que o GT não se identifica. Foi feita a proposta de alterar o nome para: "Sustentabilidade socioambiental em defesa dos bens da terra - Contra a mercantilização e o controle das transnacionais". Para a lisa de palavras-chave foi feita a seguinte proposta (não necessariamente nesta ordem):

    1-Biodiversidade
    2-Água
    3-Terra
    4-Clima
    5-Florestas
    6-Justiça ambiental
    7-Conhecimento comum
    8-Educação ambiental
    9-Sustentabilidade (se for no nome da estação pode ser excluído aqui na lista)
    10-Energias renováveis
    11-Cidades sustentáveis
    12-Cidadania ecológica
    13-Ética e meio ambiente
    14-Ecofeminismo
    15-Ecosocialismo
    16-Turismo sustentável
    17-Residous sólidos e reciclagem
    18-Dívida ecológica
    19-Ecovilas e permacultura
    20-Comércio e meio ambiente
    21-Biopirataria

    Observação: Existem sugestões da Tânia (FASE) sobre o nome da estação (elaborado durante reunião das comissões do CI e do COB no dia 24 de agosto) e do Rubens Born (Vitae Civilis) sobre as palavras-chave.
     

  5. Política de financiamento:

    Foi citado o exemplo da Petrobras e feito um questionamento sobre esta empresa como possível financiador do FSM devido às várias denuncias emitidas contra a Petrobras não só no Brasil mas em outros países da América Latina. O GT sugere de modo geral que não se tenha financiamento de empresas poluidoras e/ou que não tenham um comportamento ecologicamente correto.
     

  6. Calendário de reuniões:

    Outra reunião interna no dia 24/09 do GT Sustentabilidade será de trabalho e vai definir as demandas do GT para o Atelier de POA (Interface GT Espaços-Escritório de POA).

    Sugestão para incorporar as pessoas que participaram da reunião na lista do GT Sustentabilidade (Ana Roberta) e passar os informes das reuniões do COB para a lista do GT Sustentabilidade.

Participaram da reunião:

1 - Lúcia Ortiz - Amigos da Terra - energia@risovivos.org.br
2 - Elisangela Paim - Amigos da Terra - soldateli@cpovo.net
3 - Luciana Picoli - Amigos da Terra - sanapicoli@terra.com.br
4 - Potira Preiss - Acompanhamento da Juventude - potiris@uol.com.br
5 - Esther Neuhaus - FBOMS - estherneuhaus@uol.com.br
6 - Maria de Conceição Carrion - Amigos da Terra - ccarrion@adufrgs.ufrgs.br
7 - Carolina Alves Lemos - ONG ANAMA - chuvanafloresta@yahoo.com.br
8 - Antonio Seixas - DMLU/PMPA - seixas@dmlu.prefpoa.com.br
9 - Cibele Ferreira - Amigos da Terra - dra.cibele@terra.com.br
10 - Luciano Brunet - Escritório do POA - lbrunet@portoweb.com.br
11 - Dilton de Castro - Atelier - dilton.castro@terra.com.br
12 - Fernando Costa - Atelier/ABECA - fercecosta@yahoo.com.br
13 - Karina Signore - Fórum Municipal Lixo e Cidadania - parceria@recicleide.com.br - tsoliveira@escolas.prefpoa.com.br

voltar ao topo
 


Relatório da Reunião do GT Meio Ambiente e Sustentabilidade do CO FSM 2005
Data:
24/09/04 
Local: Núcleo Amigos da Terra

Foi feito um relato sobre como funcionou a separação, coleta, gestão e encaminhamentos dos resíduos no Acampamento da Juventude em 2003.
Esse relato do acampamento vem como um exemplo da experiência trabalhada e dos problemas encontrados para servir de subsidio para o projeto do FSM 2005.

O DMLU ficou de fazer o levantamento do material necessário para uma coleta eficiente, sendo que se responsabilizou por manter a coleta, mas não possui estrutura material suficiente (contêiner, etc).
Durante a discussão foi levantado pelo DMLU que as pessoas durante os fóruns passados não separaram corretamente os resíduos, sendo que grande parte do resíduo coletado foi parar no aterro sanitário.

Ressaltamos importância desse GT, não somente para parte de estrutura material, mas também com a sensibilização e informação sobre o destino adequado dos resíduos. Pensando nisso o grupo se propõe a trabalhar em conjunto com o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania em uma Campanha de conscientização intitulada "Na Capital do FSM separar o Lixo é Legal" fazem parte dessa campanha:

· Divulgação prévia em todo material produzido pelo FSM (página, folder, cartilha...);
· Oficinas para os catadores e voluntários;
· · Outdoor, busdoor, banners, adesivos indicadores para as lixeiras...
· Intervenções no local através de esquetes e outras atividades artísticas...
.
Estamos aguardando o retorno do DMLU, em relação à estrutura que possuem e que será necessária para viabilizarmos o projeto e iniciar as tratativas oficias com a prefeitura e com a Associação de Trabalhadores dos Galpões de Triagem de Porto Alegre e com o Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos.

Teremos uma reunião com o GT espaço (Ateliê) no dia 04/10/04 as 16:00 horas, para nos apropriarmos da quantidade de espaços que estaremos trabalhando, e uma outra reunião com o Escritório Estadual para a apresentação do Projeto Gt Sustentabilidade no dia 05/10/04 as 14:00 horas.r>
Estavam presentes na reunião:

Nome da Entidade e email
Carolina Herrmann NAT* - hcarolin@yahoo.com
Potira Preiss Acampamento - potiris@uol.com
Michele Guterres Acampamento - pxboi@terra.com.br 
Regis Galvão DMLU* - rgalvao@dmlu.prefpoa.com.br
Rosa Maris Rosado DMLU - rmrosado@dmlu.prefpoa.com.br
Lucia Ortiz NAT - energia@riosvivos.org.br
Tiago Eduardo Genehr Mov. Roessler - tiagoedu@yahoo.com.br
Carolina Alves Lemos ANAMA* - chuvanafloresta@yahoo.com.br
Luciana Raquel Picoli (facilitadora) NAT - sanapicoli@terra.com.br
Teresinha SMED* 51 91137462

Observação:

NAT: Núcleo Amigos Da Terra
DMLU: Departamento Municipal De Limpeza Urbana
ANAMA: Ação Nascente Maquiné
SMED: Secretaria Municipal De Educação

voltar ao topo
 





Voltar Home Impressão Contatos Favoritos