-----///// FBOMS /////-----

 
  História

 
  Missão

 
  Membros

 
  Instâncias

Brasil, 20/3/2013

 
 
 
  HOME >> Atuação Internacional >> Fórum Social Mundial
Veja os resultados da Consulta Temática para o FSM 2005

Data: 26/1/2005

Veja os resultados da Consulta Temática para o FSM 2005

Já está disponível no site www.consultafsm.org.br, um banco de dados com as resposta à Consulta Temática que inaugurou o processo de preparação para o V Fórum Social Mundial, que ocorrerá em Porto Alegre, Brasil, entre 26 e 31 de janeiro de 2005. Através do questionário-consulta foram identificados que lutas, questões, problemas, propostas e desafios as organizações que participam do processo consideram importante discutir no FSM 2005, e que atividades pretendem desenvolver em Porto Alegre. 1.863 entidades responderam o questionário. Nos dias 23 e 24 de agosto acontecerá a reunião das Comissões de Conteúdo, Temática e Metodologia, do CI para analisar as respostas da consulta e discutir a programação do FSM 2005.

A Consulta Temática faz parte das mudanças importantes que marcam a nova etapa do processo FSM. Em 2005, busca-se manter a diversidade do evento e transformá-lo num espaço cada vez mais capaz de facilitar as articulações e ações comuns entre os que dele participam. Para isso, é preciso aperfeiçoar tanto o processo de definição das “grandes atividades” (conferências, painéis, testemunhos e mesas de diálogo e controvérsias, definidas pelo Conselho Internacional) quanto a inscrição de centenas de oficinas e seminários, que podem ser propostos por qualquer entidade inscrita para o encontro. Veja a seguir algumas das novidades do processo.

* Maiores possibilidades de aglutinação
Permitir que pessoas e organizações interessadas em lutar pelos mesmos objetivos possam efetivamente se encontrar, articular-se e planejar ações comuns durante os Fóruns Sociais Mundiais e entre eles é tão importante quanto preservar o compromisso com a pluralidade e a diversidade de idéias, lutas e projetos, uma característica fundamental do sucesso do FSM. A consulta temática irá facilitar esse processo de aproximação. Ao preencher a consulta via internet, cada organização poderá saber com antecedência quais as lutas, questões, problemas, propostas ou desafios as demais organizações acreditam que seja importante debater no FSM ou que atividades elas pretendem organizar durante o evento. Essas informações alimentarão este grande banco de dados, ao qual todos têm acesso. Por meio deste banco, será possível realizar diversas pesquisas sobre o que uma determinada organização está propondo ou listar todas as organizações interessadas em realizar atividades sobre um determinado assunto, assim como obter seus contatos.

* Grupos aglutinadores
A partir de julho, serão constituídos grupos de trabalho aglutinadores para tratar dos temas em que há grande concentração de atividades previstas, onde a unificação ou articulação de oficinas e seminários é mais complexa. Eles serão compostos pelas próprias organizações interessadas em organizar Seminários e Oficinas sobre aquele assunto - ou por uma parte delas, com a concordância das demais.
Sua tarefa será a de propor, sempre de forma inclusiva e com respeito pleno à diversidade, agendas de múltiplas atividades em Porto Alegre. A partir das respostas à consulta, as comissões de Metodologia e de Conteúdos e Temáticas do CI começarão a entrar em contato com cada organização para propor que formem grupos aglutinadores.

* Grandes atividades
Os grupos aglutinadores não se limitarão a propor aglutinações e articulações entre Oficinas e Seminários que os participantes pretendem realizar. Em 2005, as chamadas "grandes atividades” (conferências, painéis, testemunhos e mesas de diálogo e controvérsia), que eram definidas, até 2003, apenas pelo Conselho Internacional, serão construídas a partir das consultas.

* Autonomia e diversidade asseguradas
Ao registrar uma atividade, o que poderá ser feito a partir de setembro, cada organização poderá usar como referência de trabalho as primeiras propostas de agenda já elaboradas pelos diversos Grupos Aglutinadores, que começam a trabalhar em julho. Essas propostas de agenda estarão disponíveis, com destaque, na página web do Fórum Social Mundial. Será possível verificar se de fato incorporaram as múltiplas visões sobre cada tema. Haverá tempo para propor eventuais acréscimos ou mudanças. Mas nenhuma aglutinação será imposta. Aqueles que o desejarem poderão manter, durante todo o processo, atividades não-aglutinadas, ou aglutinadas sem a interferência dos Grupos Aglutinadores.

Carta de inauguração do processo (no site do FSM)




Voltar Home Impressão Contatos Favoritos