-----///// FBOMS /////-----

 
  História

 
  Missão

 
  Membros

 
  Instâncias

Brasil, 16/3/2013

 
 
 
  HOME >> Comunicação >> Notícias
GT Energia lança Cartilha sobre Eficiência Energética

Data: 15/2/2007

Os que leram Dom Quixote, obra de Miguel de Cervantes, levantem o braço. Para o propósito deste release, a passagem célebre de Dom Quixote investindo contra um moinho de vento pensando que fosse um gigante nos ajuda a refletir sobre a realidade e sobre as artes da ficção. As grandes narrativas, das quais Dom Quixote é um bom exemplo, pela sua abrangência temporal emanam e irmanam tradições culturais e sociais que a modernidade engoliu e vem tentando engolir a partir do século XV. Isso é um jogo duplo, triplo, de múltiplas facetas e versões, de verdades e mentiras, em que tradições e modernidades econômicas e políticas se esmeraram e se esmeram em disputas para que ou a humanidade se engrandeça pelos valores que construiu ao longo de séculos ou se brutalize no consumo desregrado e anti-ético.

Quem acessar o sítio http://www.teiacomunicacao.com.br/eficiencia/ poderá ler uma grande narrativa sobre o tema eficiência energética, mas sem aquela coisa de manual das melhores práticas de um consumidor em época de aquecimento global e desperdício de recursos naturais, até porque de manuais de boa convivência, de bons modos, de redação e de politicamente correto, o inferno já está cheio. Aos afortunados leitores, várias questões vão se avolumando e cuidado para não caírem em cima de seus pés ou das cabeças que é bem pior: qual é nossa participação na crise social e ambiental que se avizinha e o que podemos fazer para evitá-la ou ameniza-la. E essas questões tocam principalmente em hábitos de consumo e de que como estes hábitos deformam a realidade em variedades de alimentos industrializados e energia ininterrupta para grandes consumidores industriais como as empresas eletro intensivas (alumínio, ferro-gusa e etc). E o que fazer para diminuir a pressão para a geração de mais energia, o que implica mais hidrelétricas, termelétricas a carvão e usinas nucleares? A cartilha não é nenhum manual, como já foi escrito, mas indica alguns passos conscientes para o cidadão comum que foi tocado pelo chamado da consciência ambiental e política e sem perder o direito ao conforto como bem explicita Lucia Ortiz, coordenadora do GT Energia, ligado ao Fórum Brasileiro de ONG's e Movimentos Sociais (FBOMS), responsável pela elaboração da cartilha, com financiamento da fundação Heinrich Boell.

E antes que passe batido, o lançamento é dia 16 de fevereiro em consonância com os dois anos do Protocolo de Kyoto, que por ser um protocolo os Estados Unidos ainda não ratificaram.

Mayron Régis, jornalista
Release para imprensa




Voltar Home Impressão Contatos Favoritos