Documentos

GT Educação Ambiental

Proposta em Construção

Criação da Comissão Pró-GT de Educação Ambiental no âmbito do FBOMS

São Paulo, 05 de julho de 2004.

Integrantes da Comissão Pró-GT de Educação Ambiental que subscrevem esta proposta:

Andrea Carestiato - Intituto Ipanema - Integrante do GT Água do FBOMS;

Gustavo Belic Cherubine - Sociedade do Sol - Integrante dos GT's Água, Carta da
Terra e Agenda 21 do FBOMS;

Juca Cunha - GAMBÁ - Integrante da Comissão Pró-GT de Juventude;

Ninon Machado - Intituto Ipanema - Integrante do GT Água do FBOMS;

Paulo Roberto Spósito Magnólio de Oliveira - Projeto Saúde e Alegria -
Integrante do GT Agenda 21 do FBOMS;

Temístocles Marcelos - Coordenação Nacional do FBOMS;

Ementa que justifica a criação de um GT de Educação Ambiental

A Educação Ambiental vive atualmente um momento significativo na história do Brasil e do Planeta Terra.

No cenário nacional, podemos destacar os seguintes acontecimentos importantes relacionados à Educação Ambiental:

- a existência de diferentes teorias e práticas sobre Educação Ambiental criadas e em desenvolvimento que continuamente se consolidam como reflexão crítica e prática transformadora em espaços acadêmicos, comunitários, intitucionais e políticos setoriais;
- a chegada ao poder federal de um governo progressista que abre canais de diálogos com sociedade, como a Conferência Nacional de Meio Ambiente e a Conferência Nacional Infanto-juvenil para o Meio Ambiente, para que ela efetivamente participe da Gestão Ambiental do Estado Brasileiro ao colaborar com o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA;
- a abertura da Consulta Nacional sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA, que buscará efetivar a Política Nacional de Meio Ambiente;
- a necessidade de efetivar o Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente - SINIMA - e o Sistema Brasileiro de Educação Ambiental - SIBEA - ambos resultantes de ampla articulação da sociedade brasileira por acesso livre, rápido e amigável a informações sobre EA.

No cenário mundial, podemos fazer um único destaque: a criação de um amplo espaço de encontros, trocas de experiências, debates e elaboração de propostas de ação política coletiva e individual constituído pelo Fórum Social Mundial, resultado dos esforços da sociedade civil planetária que busca a construção de um mundo mais humano e solidário e que desde sua primeira versão, realizada em 2001, conta com a participação ativa do FBOMS.

A vivência e a participação nas atividades do Fórum Social Mundial se constitui como uma experiência concreta de educação ambiental planetária pois é a aplicação do conceito de ação e pensamento local e global, princípio da sustentabilidade consagrado na Rio-ECO-92.

Mas não podemos ficar satisfeitos apenas com o que já conquistamos nos planos políticos, institucionais e de mobilização social acima referidos. É preciso ir além, principalmente quando sabemos que por mais que tenhamos conquistado tais espaços de atuação politica, por mais que estejamos traduzindo em ação transformadora idéias e princípios, ainda temos a enfrentar um país e um mundo desiguais no plano social e degrados em seus recursos naturais.

Um país e um mundo que já começam a sofrer os efeitos das mudanças climáticas ao mesmo tempo que não conseguem eliminar a concentração de poder político e econômico nas mãos de poucos; um país e um mundo cuja população miserável é também a primeira a sentir os efeitos da poluição insdustrial e escassez de água, bem como a extinção de espécies de fauna e flora; um país e um mundo que ainda não conseguem efetivar os documentos da Agenda Ambiental Internacional, como Protocolo de Kioto e Convenção da Biodiversidade, em suas Agendas Internas; um país e um mundo que ainda não entenderam a importância fundamental de assumirem e efetivarem documentos como Carta da Terra, Agenda 21 e Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, todos eles aprovados na Rio-ECO-92.

Para que o FBOMS aprimore ainda mais seus trabalhos em busca da sociedade sustentável, com desenvolvimento social e econômico e cuidado com o meio ambiente, apresentamos a todas e todos as/os companheiros dos demais GT's do FBOMS esta Comissão e Ementa.

Nós, com a anuência e o conhecimento da Coordenação Nacional do FBOMS, convidamos todas e todos os interessados, integrantes de Organizações Não-governamentais e Movimentos Sociais do FBOMS, a colaborarem com esta iniciativa e indicarem os seus representantes para a Comissão Pró-GT de Educação Ambiental.

Nosso objetivo é a partir de agora construir um documento-referência que possa sulear os nossos trabalhos até o Encontro Nacional do FBOMS a ser realizado ainda este ano. O documento-referência servirá de base para a criação do GT. Precisaremos, a partir dele, elaborar um Plano de Ação para o Biênio 2004-2006, que necessariamente terá que ser aprovado por todas e todos integrantes do FBOMS reunidos em seu encontro anual.

Agradecemos a participação de todas e todos que se dispuserem a integrar esta Comissão, cujos trabalhos começam agora e terminará assim que tivermos aprovado o nosso intento: criarmos e efetivarmos, de forma coletiva e solidária, o GT de Educação Ambiental do Fórum Brasileiro de Organizações Não-governamentais e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente.

Saudações sócio-ambientalistas!

Atenciosamente,
Integrantes da Comissão Pró-GT de Educação Ambiental