seta Manifesto da Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental
 

Data: 10/8/2005


MANIFESTO DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nós, educadoras e educadores presentes no I Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pela atual Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2005, no Centro de Eventos Pantanal, vimos revelar nosso desconforto em relação à metodologia utilizada, que agregou diversas tendências, olhares e ideologias, sem nenhum debate. Nossa preocupação reside no fato de que, frente às inúmeras proposições apenas lidas na finalização do evento, a política ambiental do Estado de Mato Grosso torne-se anulada por um, ou por outro segmento. Reconhecemos a corajosa atitude na promoção de algo participativo por parte da SEMA, entretanto, uma vez superada as proposições quantitativas, manifestamo-nos a favor da qualidade das proposições, que também deverão ser debatida por todos os segmentos sociais. Neste cenário, o Estado deve oferecer mecanismos para que os grupos marginalizados (ribeirinhos, índios, mulheres, negros, homossexuais e demais setores tradicionalmente excluídos do processo da democracia) estejam também presentes para nova apreciação das propostas e formulações de políticas ambientais de Mato Grosso.

Repudiamos qualquer forma de violência, seja simbólica ou através de ameaças, e reafirmamos nossa luta no campo ambiental emancipatório e crítico, que possibilite a transformação das realidades oprimidas para a liberdade de expressão e de atuação, inerente a própria Educação Ambiental. Não somos vozes isoladas, uma vez que temos articulação no cenário estadual, nacional e internacional, através do compromisso e engajamento responsável que temos com a causa ambiental.

Assim posicionados, nós da Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (REMTEA), encaminhando este manifesto ao Governo do Estado de Mato Grosso, ao mesmo tempo em que damos ampla divulgação no cenário nacional e internacional.

Cuiabá, 10 de agosto de 2005.
Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (REMTEA)