Documentos

GT Meio Ambiente e Trabalho

CARTA DE APRESENTAÇÃO


Caros Companheiros(as) do Fórum

Por iniciativa apresentada pelo Sindicato dos Sociólogos do Estado de S. Paulo - SINSESP em nosso último encontro nacional, realizado no início de Agosto de 2002, na cidade de Rio de Janeiro, foi aprovada pelas entidades la presente, a constituição do Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente e Trabalho.
Na medida que eu, Paulo R. Martins, presidente do SINSESP, fui o defensor da proposta aprovada, a mim foi designada a tarefa de ser o coordenador/animador deste grupo que de início devera funcionar fundamentalmente via internet.
Assim sendo este comunicado tem por objetivo anunciar a todos a existência deste grupo de trabalho, bem como, convidar a todo a se engajarem nesta discussão.
É nosso entendimento que o mundo do trabalho ainda é central na constituição e conformação de nossa sociedade. É através do trabalho que se transforma a
natureza Assim sendo, o trabalho se coloca como a mediação entre a humanidade e a natureza.
Concordamos com Jorge Riechmann quando este afirma que "A crise ecológica-social é uma crise na relação entre a humanidade e a natureza, uma crise no metabolismo entre os seres humanos e a biosfera em estes habitam. Esta relação se realiza fundamentalmente através do trabalho. Por isto a crise ecológica-social deve levar-nos a recolocar de modo fundamental a questão do trabalho ( e com ela a atuação sindical): se muda a nossa relação com a natureza, necessariamente muda a relação com o trabalho. Esta é uma questão cultural de fundo para o movimento dos trabalhadores''(tradução de Paulo R. Martins)
Num momento em que a questão do desemprego no país se torna central para todos os candidatos a presidência da república, onde a proposta de geração de milhões de postos de trabalho é apresentada sem nenhuma relação com o meio ambiente, sem discutir os impactos deste desenvolvimento sobre os recursos naturais ar, água e solo, sem discutir o que produzir, de que forma produzir, para quem produzir, tudo isto nos leva a crer que iremos repetir todo este processo de desenvolvimento insustentável que vivemos.
Cabe, portanto, a este grupo de trabalho que ora inicia seus trabalhos refletir sobre estas questões no sentido de construir uma sociedade sustentável onde a mediação do trabalho entre a humanidade e a natureza se concretize de outra forma, onde a geração e manutenção de postos de trabalho se de levando-se em consideração as questões ambientais, que por sua vez, se tornam restrições de primeira ordem às atividades econômicas, caracterizando assim o início de uma sociedade sustentável.
Assim sendo, esperamos contar com a participação de vários dos nossos companheiros das diversas entidades que compõe o nosso Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sócios para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Saudações

Paulo R. Martins
Coordenador do GT